Guia de criação do seu servidor de sementes bittorrent

Publicado em Windows| Tags: , , , ,

desktopshare Guia de criação do seu servidor de sementes bittorrentSe por acaso é um daqueles utilizadores que usa bastante o protocolo bittorrent para descarregar todo o tipo de ficheiros da Internet e tem um computador antigo estacionado ai por casa, então porque não criar um servidor de sementes de bittorrent no Windows?

Se por acaso pouco sabe acerca de Linux então este artigo é para si. Somente irá precisar de um computador antigo, um router/hub (..com cabos), e software para se ligar ao servidor.

Após tudo configurado não irá precisar de rato, teclado e monitor.

Para começar irá necessitar de:

  • Microsoft XP/Vista (em ambas as máquinas)
  • UltraVNC – Faça o download do UltraVNC por aqui. Outras versões e addons podem ser descarregados através da página oficial do UltraVNC.
  • µTorrent – instalado no servidor de sementes. Descarregue por aqui.

Pré Instalação:

Ligue ambos os computadores ao hub/router (tenha em conta que cada computador necessita de uma placa de rede)

#1 – Instalação do servidor de sementes

Instale o UltraVNC no seu futuro servidor de sementes, ou seja, na sua máquina antiga. Durante a instalação ao fim de alguns cliques irá aparecer uma janela que lhe perguntará “Wich components should be installed?” Ai o utilizador clicará em “Server Only“, e confirme que os componentes estão assinalados da forma abaixo mostrada.

avnc1 300x233 Guia de criação do seu servidor de sementes bittorrent

Na janela seguinte tenha em atenção que deve assinalar as opções “Register UltraVNC Server as a system service” tal como demonstrado na imagem seguinte.

avnc2 300x233 Guia de criação do seu servidor de sementes bittorrent

Após acabar a instalação do UltraVNC, execute o “VNC Service” através do menu Iniciar > Todos os programas > UltraVNC > UltraVNC Server. Depois de iniciar o UltrasVNC Server irá aparecer uma janela para poder alterar as propriedades do server. As propriedades têm que estar da seguinte maneira:

  • Na secção Authentication digite uma password. Será necessária para se poder ligar através da máquina principal.
  • Na secção “Query on incoming connections” seleccione “Accept
  • A porta usada de origem usada é a porta 5900 mas pode alterá-la se assim o pretender.

vnc3 300x233 Guia de criação do seu servidor de sementes bittorrent

Não se esqueça de clicar em “Aplly” antes de fechar a janela por forma a guardar as alterações efectuadas.

#2 – Instalação do UltraVNC no computador principal

No computador principal, portanto o que irá usar para se ligar ao seu servidor de sementes, terá que instalar o UltraVNC tal como o fez no futuro servidor de sementes. Nesta instalação simplesmente mudará para “Viewer Only“, tal como está indicado abaixo.

avnc3 300x233 Guia de criação do seu servidor de sementes bittorrent

Estas propriedades irão permitir ao administrador do computador principal, ver e administrar o servidor de sementes. Somente faltam algumas configurações.

Portanto, se estiver a usar um router/Hub deve usar um ip estático. Agora no servidor de sementes acesse o site omeuip.com e anote o seu endereço ip.

Agora, no computador principal corra o “UltraVNC Viewer” (..a partir do menu Iniciar), digite o endereço ip anteriormente anotado e seguido de “:” e a porta usada anteriormente nas propriedades do “UltraVNC Server”, neste caso 5900, e clique em “Connect“.

avnc4 300x284 Guia de criação do seu servidor de sementes bittorrent

Se tudo correr bem uma janela de autenticação irá abrir e pedir uma password para que se possa conectar ao servidor de sementes. Ai o utilizador introduz a sua password anteriormente escolhida e faz “Log On“.

Uma vez feita a ligação ao servidor o utilizador ficará com o completo controlo do servidor. O através do UltraVNC o utilizador verá o Ambiente de trabalho do servidor tal como se estivesse no servidor. Tal como ilustrado na imagem abaixo.

vnc 7 small 300x241 Guia de criação do seu servidor de sementes bittorrent

Se por acaso notar muito lag na sua ligação então deverá alterar a resolução de ecrã e a qualidade de cor no do servidor de sementes. Para mudar a resolução de ecrã e a qualidade de cor siga os passos como se os tivesse a fazer localmente através do ambiente de trabalho.
Se estiver a usar uma firewall tenha a atenção de abrir a porta 5900 (se foi a porta de origem que definiu anteriormente).

#3 Enviar e receber ficheiros através dos dois computadores

Para enviar ou receber ficheiros de um computador para o outro (PC principal > Servidor), no VNC Viewer, clique em “File Transfer” e a partir daqui poderá enviar todos os torrents descarregados do servidor para o computador principal.

vnc 8 300x241 Guia de criação do seu servidor de sementes bittorrent
#4 Configuração do µTorrent no servidor

Agora que já tem controlo total sobre o servidor de sementes, o passo seguinte é instalar o µTorrent no servidor (descarregue uma versão estável). Para administrar os seus torrents no µTorrent tem duas opções. A primeira opção para a administração de torrents é usar simplesmente o VNC Viewer e trabalhar no ambiente de trabalho do servidor como se estivesse a trabalhar localmente no ambiente de trabalho. A segunda opção é usando o µTorrent WebUI, o que lhe permitirá ligar ao servidor de sementes directamente através dum navegador.

Ambas as opções funcionam bem, com a única diferença de que ao se ligar através do µTorrent WebUI não terá a habitual lag do VNC.

Abaixo estão indicados alguns bons sitios na web que lhe ajudarão com a configuração do WebUI µTorrent:

A partir do momento que tem tudo configurado pode remover o seu teclado, rato e monitor do servidor e começar a partilhar.

Qualquer dúvida que persista, conselho ou simples comentário que acham que devem partilhar já sabem.. comentem!

Referência:

Pesquisas usadas para cá chegar:

servidor torrent, servidor de torrents, criar servidor torrent, Servidor de torrent, sementes torrent, servidor torrent linux, servidor torrents, servidor para torrent, servidor de sementes, file extension torrent

3 Comentarios to “Guia de criação do seu servidor de sementes bittorrent”

  • Muinto legal esta pagina continua assim.

  • Free shemale movies….

    Shemale phone sex. Free shemale movies. Shemale dominatrix. Shemale sex….

  • The formal article encouraged me very much! Saved the blog, extremely excellent topics everywhere that I see here! I like the information, thanks.

Post comment